Como melhorar a produtividade na empresa com benefícios flexíveis?

Sem Parar: Como melhorar a produtividade na empresa com benefícios flexíveis?

O sucesso de uma empresa depende, em grande medida, da sua produtividade. Negócios produtivos contam com economia por escala, são mais competitivas e dão lucro aos seus investidores. A questão é: como melhorar a produtividade na empresa?

Muitas coisas podem ser feitas! Uma das prioridades é reforçar sua gestão de pessoas. Ou seja, atrair e reter profissionais talentosos, além de aumentar os níveis de engajamento e empenho da força de trabalho. Para tanto, benefícios flexíveis são de grande ajuda.

Quer entender exatamente o que eles significam? Descobrir suas vantagens e como adotá-los dentro do empreendimento? Continue atentamente a sua leitura.

Afinal, o que são benefícios flexíveis?

Existem muitos benefícios que as empresas podem oferecer aos seus profissionais, como plano de saúde, auxílio creche ou vale-cultura. Entretanto, os melhores benefícios podem variar de pessoa para pessoa, tendo em vista suas necessidades, prioridades e sonhos.

É aqui que entram os flexíveis, um pacote de benefícios que a empresa oferece aos profissionais, tendo em vista a preferência de cada um. Assim, não estamos diante de um pacote invariável, mas de algo personalizável e verdadeiramente adaptável.

Portanto, cada talento pode incluir ou excluir os benefícios que fazem mais sentido para sua realidade. Isso torna o pacote mais atraente e bem ajustado, maximizando seu valor total para o funcionário. Além do mais, não oferece custos adicionais ao empreendimento.

A implementação de benefícios flexíveis demanda planejamento, comunicação com os talentos e boa tecnologia. Quanto mais moderna e bem pensada for a gestão de benefícios, mais fácil é gerar flexibilidade. Detalhamos a implementação mais abaixo.

Quais as vantagens dos benefícios flexíveis na produtividade da empresa?

Benefícios flexíveis podem somar muitas vantagens ao negócio e aos seus colaboradores, como o aumento da satisfação e a maior fidelidade. Conjuntamente, tais vantagens influenciam o nível de produtividade na empresa, tornando-a mais ágil e precisa. Neste tópico, detalhamos as vantagens dos benefícios flexíveis para produtividade. Confira!

Melhorar a aquisição de talentos

Encontrar e contratar talentos pode ser uma tarefa difícil. Bons profissionais precisam de competências técnicas e comportamentais específicas, de modo que se adequem ao cargo disponível, à equipe de trabalho e à cultura organizacional. Sem isso, nada feito!

Aqui está uma primeira vantagem. Benefícios flexíveis tornam a empresa convidativa aos talentos, aumentando a chance de atraí-los ao processo seletivo. Por consequência, torna-se mais fácil encontrar e integrar as pessoas certas, reforçando a equipe de trabalho.

Reduz a rotatividade dos profissionais

Ainda que encontre e contrate bons profissionais, se a rotatividade for elevada, a empresa terá problemas. Pense na taxa turnover como a frequência com que colaboradores entram e saem do negócio.

Novamente, benefícios flexíveis ajudam muito. Eles contribuem com o aumento do nível de satisfação e lealdade dos colaboradores. Dessa forma, garante que as pessoas fiquem mais tempo na equipe e continuem a aplicar seus talentos no processo produtivo.

Gera incentivos à alta performance

Outra vantagem gerada à produção na empresa está no aumento da motivação. Ou seja, é uma espécie de energia interna que impulsiona profissionais a entregarem resultados superiores, de modo que consigam produzir mais e melhor.

Benefícios flexíveis são grandes aliados nesse processo. Isso porque fazem com que os talentos sintam-se mais bem recompensados pelos bons resultados. Dessa forma, cria-se uma espécie de círculo virtuoso entre entregas e recompensas. Assim, há um acréscimo natural na performance diária.

Aumenta a satisfação com o trabalho

Imagine trabalhadores insatisfeitos. Eles faltam mais ao trabalho, procrastinam em suas tarefas e, quando possível, abraçam outras oportunidades fora da empresa. Isso cria uma enorme quantidade de problemas à organização, inibindo sua produção total.

Bons benefícios elevam a satisfação dos colaboradores, fazendo com que trabalhem com mais felicidade, bem-estar e afinco. Problemas com faltas e atrasos, além de afastamentos por estresse e outras doenças, são reduzidos. Tudo isso eleva a produtividade na empresa.

Melhora o ambiente de trabalho

O ambiente de trabalho é composto por uma série de elementos tangíveis, como móveis e arquitetura. Também existem os intangíveis, sobretudo o clima organizacional — uma espécie de atmosfera que influencia o trabalho diário.

Aqui, benefícios flexíveis contribuem para reforçar o ambiente de trabalho, garantindo que seu clima seja mais positivo. Além disso, que os profissionais estabeleçam melhores relações ao longo do expediente. Assim, o ambiente torna-se mais confortável e estimulante.

Promove talentos promotores da marca

Os profissionais podem ter diferentes comportamentos com relação à empresa. Alguns atuam como promotores da marca, são mais leais e falam bem do negócio para amigos ou familiares. Outros estão no extremo oposto, atuando como detratores.

Os profissionais promotores ajudam muito. Como falam bem do negócio, contribuem para atrair novos talentos, reter colegas de trabalho e aumentar os níveis de motivação ao longo do expediente. Esses são aspectos que, como visto, influenciam na produtividade da empresa.

Como adotar benefícios flexíveis na empresa?

A adoção de benefícios flexíveis depende de alguns pontos. Primeiro, é preciso ouvir os profissionais, identificando suas principais necessidades e sonhos. O objetivo é conseguir oferecer benefícios realmente atraentes e capazes de compor um bom pacote.

Outro ponto importante é a gestão. Benefícios flexíveis podem ser mais complexos, pois envolvem mais opções. É necessário desenvolver a sua gestão, de modo que suas atividades de planejamento, execução e controle sejam conduzidas com sucesso.

Boas tecnologias também ajudam muito, talvez sejam as principais aliadas. Aplicativos, softwares e cartões de benefícios facilitam a distribuição e o controle dos benefícios. Dessa forma, todo o processo fica mais ágil, seguro e preciso, além de ser flexível aos colaboradores.

Nesse último aspecto, a VB é uma grande parceira. Contamos com tecnologias e cartão de benefícios que otimizam todo seu trabalho, melhorando tanto o controle quanto a distribuição dos benefícios corporativos. Atuamos há mais de 25 anos no mercado, atendemos milhares de clientes e entregamos soluções capazes de otimizar seus números.

Agora, você está por dentro do assunto. Sabe o que são benefícios flexíveis, por que adotá-los e qual sua contribuição para o aumento da produtividade na empresa. Lembre-se de alguns pontos antes de fazer o investimento, como:

  • comunicação com os talentos;
  • ótima gestão de benefícios;
  • tecnologia de ponta, como sistemas e cartões.

E então, pronto para implementar benefícios flexíveis na empresa? Aproveite para entrar em contato conosco e conhecer nossos serviços.

Destaques

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
Sem Parar Empresas: Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
8 - Junho - 2020

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema

Trabalhar bastante, se preocupar com entregas e prazos, respeitar seus próprios limites e ainda lidar com o estresse do dia a dia — o que tu…

Receba nossa newsletter

Gestão de veículos