Motivação da equipe: 6 melhores dicas para colocar em prática

post_thumbnail-137f0eccb8c1fc426605082b57393486-1110x508

A motivação da equipe deve ser uma preocupação constante das empresas, em especial, dos gestores de RH. Isso porque uma equipe motivada é capaz de produzir mais, ao mesmo tempo que otimiza os recursos disponíveis, o que eleva os resultados do negócio.

Nesse cenário, quando a motivação do time de trabalho é ignorada, a empresa fica exposta a situações que podem comprometer o resultado de toda a organização. Portanto, estar atento às necessidades dos colaboradores é fundamental para estabelecer ações coordenadas que tragam os resultados almejados para a empresa.

Ficou curioso e quer saber quais são as 6 melhores dicas para motivação da equipe? Então, continue a leitura!

Qual a importância da motivação da equipe?

Você já pensou que a grande parte das pessoas passa mais tempo no trabalho do que em casa?

Contando o tempo de deslocamento no trânsito, ao final do dia, as pessoas podem chegar a ficar até 14 horas fora de sua residência, a depender do local onde trabalham. Por isso, o tempo empregado com as funções laborais representa uma importante parte da vida das pessoas.  

É nesse cenário que os esforços para a motivação dos colaboradores devem ser considerados pelas empresas. Afinal, quando as pessoas se sentem valorizadas e motivadas no ambiente laboral, elas tendem a se comprometer mais. Isso resulta em entregas mais eficientes e alinhadas com os objetivos da empresa.

Sem falar que empresas que se preocupam com a motivação e o bem-estar dos funcionários são almejadas pelos melhores talentos do mercado. Ou seja, com uma marca empregadora forte, fica muito mais fácil atrair e reter os melhores profissionais, o que também significa mais competitividade para a empresa.

Como manter uma equipe motivada?

Agora que você já sabe como manter uma equipe motivada, confira a seguir as dicas que separamos para você!

1. Estabeleça metas que possam ser cumpridas

As metas são importantes indicadores, tanto para as empresas quanto para os funcionários. Para as empresas, elas garantem que os rumos do negócio serão sustentáveis em determinado período.

Já para os colaboradores, garantem as diretrizes necessárias para que eles possam traçar estratégias de atuação em busca dos objetivos traçados, tanto de forma individual quanto coletiva.

Mas, para serem de fato eficientes, as metas precisam ser específicas, desafiadoras, mensuráveis e, principalmente, alcançáveis. Do contrário, elas podem desestimular o time, pois nenhum profissional se comprometerá, de fato, com metas que não são claras, que não podem ser medidas e tampouco alcançadas.

2. Dê feedbacks constantemente

Dar retorno aos colaboradores acerca de suas atividades é fundamental para garantir o sucesso das tarefas diárias. Mas engana-se quem pensa que os feedbacks precisam ser apenas negativos.

Os elogios e ponderações construtivas são essenciais para que o funcionário sinta que seu trabalho é reconhecido, revelando que as atividades desempenhadas são importantes para a companhia.

Caso bem aplicados, os feedbacks são capazes de estimular os funcionários para que eles sejam capazes de desenvolver suas atividades com o rendimento desejado pela empresa.

Nesse sentido, também vale a pena capacitar a liderança para esse momento, a fim de que a abordagem aos colaboradores seja feita da forma correta. Do contrário, o resultado do feedback pode ser desastroso, causando grandes danos para a motivação do time.

3. Melhore a comunicação

Uma causa recorrente da falta de motivação no ambiente de trabalho é uma comunicação ruim. Por isso, é importante investir na comunicação interna da empresa, incentivando conversas entre as lideranças e os times de trabalho, para que possa haver alinhamento das informações e também troca de ideias.

Além disso, investir em canais de comunicação oficiais, como jornais, newsletter, revistas, quadro de avisos, redes sociais corporativas, entre outros, é essencial para que as pessoas compreendam os rumos da organização e o que é esperado delas.

4. Invista em treinamentos e capacitações

Conceder autonomia para os colaboradores é fundamental para que eles se sintam motivados a fazer boas entregas. No entanto, isso somente é possível se eles estiverem capacitados para tomar decisões e executarem as suas tarefas sozinhos.

Para isso, é importante apostar em treinamentos, palestras, cursos e workshops, sendo esses investimentos necessários também para a atualização da equipe, o que traz retorno a médio e longo prazos.

Além disso, quando os funcionários percebem que a empresa investe neles, eles se sentem gratos e mais motivados, além de permanecerem mais tempo na empresa.

5. Celebre as vitórias

Ao bater as metas estipuladas, a empresa deve promover alguns eventos ou premiações para celebrar as conquistas. Isso não significa que a organização deva investir um grande valor. Para isso, pode-se usar a criatividade e premiar, por exemplo, os colaboradores com cartões presente, com pequenos brindes ou mesmo uma comemoração do tipo happy hour.

Além disso, feedbacks positivos também podem ser considerados uma celebração, caso sejam concedidos de forma verdadeira pela liderança. Com isso, o engajamento da equipe é aumentado, o que contribui também para a integração da equipe, que passa a atuar em uma melhor harmonia.

6. Ofereça benefícios corporativos

Oferecer benefícios corporativos, além de um grande diferencial para a marca empregadora da empresa, também traz ótimos resultados quando o assunto é motivação da equipe.

Vale-refeição, vale-alimentação, vale-combustível e até vale-presente são benefícios que aumentam o bem-estar e a qualidade de vida dos colaboradores, fazendo com que eles se sintam motivados a produzir com qualidade e maior eficiência.

Além disso, ajudam os colaboradores a terem as suas necessidades básicas e a de seus familiares supridos, o que também colabora para o engajamento desses profissionais com os objetivos da empresa.

Como vimos, investir esforços na motivação da equipe não é tão complicado. Para isso, você pode seguir essas e revê-las de tempos em tempos, a fim de que elas sejam capazes de suprir as demandas dos seus colaboradores.

Do contrário, quando a empresa insiste em ignorar a importância de investir na motivação da equipe, pode ficar fadada a amargar prejuízos, como baixa produtividade e baixo engajamento, o que culmina em altos índices de turnover, presenteísmo e outros fatores que colocam em risco a sustentabilidade da organização como um todo.

Se você gostou deste artigo sobre motivação da equipe, compartilhe nas suas redes sociais para que mais pessoas possam ter acesso ao tema!

Destaques

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
Sem Parar Empresas: Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
8 - Junho - 2020

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema

Trabalhar bastante, se preocupar com entregas e prazos, respeitar seus próprios limites e ainda lidar com o estresse do dia a dia — o que tu…

Receba nossa newsletter

Gestão de veículos