KPI de RH: 6 indicadores que você precisa acompanhar

vb_vb_image_69-1110x430

Para acompanhar o desenvolvimento de uma empresa, é necessário que existam indicadores de RH (KPIs de RH) que mensuram a qualidade dos processos realizados pela equipe. Levantar essas informações podem ajudar os gestores a tomarem decisões que contribuam para a otimização do negócio.

Para isso, existe uma grande diversidade de métodos que facilitam a identificação dos resultados das equipes de acordo com cada atividade e investimento. No entanto, é importante fazer uma análise detalhada para definir quais são os mais adequados para a realidade da organização.

Neste conteúdo, selecionamos os KPIs de RH que você precisa acompanhar. Conheça cada um deles para que você descubra quais se encaixam na gestão de pessoas da sua empresa. Confira.

O que são indicadores de RH?

Os Indicadores-chave de Desempenho, ou simplesmente KPIs de RH, são métodos matemáticos utilizados para medir os resultados das práticas executadas pelo departamento de Recursos Humanos. Eles são úteis para saber se as estratégias do setor estão alinhadas à realidade do empreendimento. Isso permite compreender se os resultados contribuem com as metas organizacionais.

Também são essenciais para detectar possíveis melhorias nos processos de RH. A partir desse estudo, é possível realizar melhorias relevantes, como aumento produtivo, crescimento da satisfação interna e redução de custos.

Quais são os melhores KPIs de RH?

Os KPIs de RH considerados indispensáveis são os seguintes.

1. Índice de absenteísmo

Esse indicador mede a ausência dos funcionários com base em afastamentos, atrasos, faltas não justificadas e licenças médicas. Tal medição pode ser feita em um determinado período ou de maneira recorrente (semanal, quinzenal ou mensal).

O absenteísmo é um recurso indispensável para saber como está a satisfação dos colaboradores e descobrir se existem problemas de saúde ocupacional na empresa, como desmotivação do time, ausência de equipamentos ergonômicos etc.

Para calcular esse indicador, basta seguir a seguinte fórmula.

Absenteísmo = (N° médio de funcionários x total de dias úteis perdidos) ÷ (N° médio de funcionários x total de dias úteis)

2. Frequência dos colaboradores

Na mesma lógica do KPI anterior, outro indicador de grande importância é o da frequência dos colaboradores. Esses recursos devem ser utilizados para analisar a pontualidade e o número de faltas a fim de medir o comprometimento e o engajamento da equipe.

O cálculo é bastante simples, aplicando a seguinte fórmula:

Frequência = (presença / dias trabalhados) x 100

Para garantir porcentagens mais altas, podem ser realizadas ações para incentivar a participação dos funcionários no ambiente organizacional, especialmente por meio do oferecimento de bonificações por presença e resultados.

3. Rotatividade ou turnover

O índice de rotatividade mede o número de profissionais que entram e saem da empresa por período. Ele é um dos principais KPIs de RH, pois permite identificar a:

  • efetividade do programa de recrutamento e seleção;
  • eficiência da integração e adaptação de novos funcionários na empresa;
  • qualidade do clima organizacional.

Após o resultado desse indicador, podem ser realizadas ações que reduzam a rotatividade de colaboradores, visto que esse processo gera altos custos com desligamentos, novas contratações, integrações e treinamentos.

A recomendação é que o turnover esteja sempre abaixo de 5%. Para calcular, basta aplicar a seguinte fórmula:

Rotatividade = N° de colaboradores desligados / N° de colaboradores ativos no mesmo período x 100

4. Produtividade

É importante considerar que estar presente na empresa por 8 horas diárias não significa ser produtivo. Para analisar com precisão a taxa produtiva do time, a recomendação é avaliar fatores como cumprimento de prazos, diminuição de custos, gargalos no processo, satisfação dos clientes, entre outros detalhes.

Dessa forma, são definidos os recursos necessários para cumprir metas e obter resultados positivos, pensando na otimização do tempo e melhora produtiva sem perder a qualidade.

Nesse sentido, a fórmula mais indicada é a seguinte.

Produtividade = produtos ou serviços gerados / recursos utilizados x 100

É importante reforçar que para considerar um time produtivo ele deve trazer bons resultados com o mínimo possível de recursos, além de reduzir erros e falhas.

5. ROI de treinamentos

Investir no capital intelectual dos colaboradores faz uma diferença enorme para o sucesso operacional e comercial de uma empresa. E isso significa promover cursos, capacitações e treinamentos específicos. No entanto, para ter certeza que esses investimentos trazem resultados para a companhia, é preciso calcular um KPI de RH conhecido como ROI de treinamentos.

A fórmula é bastante simples.

ROI = Resultado obtido – Investimento no treinamento / Investimento no treinamento

6. Índice de satisfação dos colaboradores

O RH adaptou o tradicional NPS do marketing em seus processos, com o intuito de medir a satisfação do cliente interno (funcionários). Para a companhia que deseja ter talentos felizes e comprometidos, esse índice eNPS é capaz de detectar acertos e erros, considerando a escala de notas que corresponde à satisfação ou insatisfação dos colaboradores entrevistados.

Perceber o clima dentro da companhia ajuda na implantação de práticas compatíveis com a cultura organizacional e voltada para um gerenciamento focado nas pessoas.

A pesquisa é feita com as seguintes perguntas:

  • De 0 a 10, o quanto você indicaria nossa empresa para um amigo?
  • De 0 a 10, o quanto você indicaria seus colegas e superiores como boas pessoas para trabalhar?

As respostas dadas classificam os funcionários entrevistados em três grupos:

  • promotores (9 a 10): profissionais realmente satisfeitos com a empresa;
  • neutros (7 a 8): colaboradores passivos quanto à gestão de pessoas da companhia;
  • detratores (0 a 6): funcionários totalmente insatisfeitos com o clima organizacional e o trabalho.

Após levantar as respostas, é preciso analisá-las a fim de rever processos, programas e pacotes de benefícios corporativos para melhorar o nível de satisfação e retenção dos talentos que fazem parte da empresa.

Quais as características de um bom indicador de RH

Agora que você já conhece o que são os KPIs de RH e para que servem, é importante conhecer quais são as características de um bom indicador. A recomendação é que somente métricas relevantes sejam levantadas com frequência.

Calcular diversos indicadores ao mesmo tempo pode levar à falta de foco, gerando condutas ineficientes e desalinhadas. Portanto, quando for selecionar os indicadores de RH da sua empresa, considere os seguintes detalhes:

  • mensurabilidade: o KPI deve ser possível de medir para que o RH quantifique e avalie o progresso da equipe com precisão;
  • relevância: o desempenho que está sendo acompanhado deve ser relevante para a empresa no geral;
  • acionabilidade: o time deve ter a chance de otimizar os resultados do indicador por meio de reações práticas. Isso é indispensável para implantar melhorias após levantar o KPI;
  • alinhamento: todos os indicadores devem estar alinhados entre si para garantir o foco nas estratégias de otimização.

Como visto, existe uma variedade considerável de KPIs de RH para sua empresa acompanhar. Para fazer a melhor escolha, basta analisar as características do seu negócio e relacioná-las com o perfil da equipe. Assim, você garante mais precisão e dinamismo na hora de gerenciar as pessoas que fazem parte da sua companhia, potencializando o marketing de incentivo.

Siga as nossas redes sociais e fique por dentro de todas as tendências sobre RH e gestão de pessoal. Estamos no Facebook, no Instagram e no LinkedIn.

Destaques

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
Sem Parar Empresas: Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
8 - Junho - 2020

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema

Trabalhar bastante, se preocupar com entregas e prazos, respeitar seus próprios limites e ainda lidar com o estresse do dia a dia — o que tu…

Receba nossa newsletter

Gestão de veículos