Controle de ponto de funcionários: qual é a melhor opção?

Ao longo dos anos, os métodos de controle de ponto de funcionários têm evoluído, oferecendo diversas opções para os empregadores atualmente. Com o desenvolvimento das novas tecnologias, ficou muito mais fácil para todos os profissionais de uma empresa controlarem os horários de entrada e saída.

Apesar de as ferramentas tecnológicas serem cada vez mais comuns no mundo corporativo, existem diversos controles dentro das empresas, como livro de ponto, anotação manual, ponto digital, biometria, relógio eletrônico, entre outros.

Neste post, vamos mostrar 5 opções de controle de ponto de funcionários, suas vantagens e desvantagens. Confira!

Livro de ponto

O livro de ponto é uma das maneiras mais tradicionais de se controlar o ponto de funcionários de uma empresa. Ele tem folhas pré-pautadas para o preenchimento dos dados dos profissionais.

Uma das vantagens é a facilidade de se encontrar esse material em papelarias pela cidade, além do menor investimento financeiro para obtê-lo. Porém, uma grande desvantagem é a possibilidade de perda de todos os dados, caso o livro suma ou seja furtado.

Anotação manual

As anotações manuais podem ser feitas em fichas de ponto feitas de papel-cartão, que podem ser compradas facilmente em papelarias e lojas de materiais para escritórios.

Uma grande vantagem é a possibilidade de poderem ser utilizadas em relógios cartográficos ou feitas no próprio computador. Porém, uma desvantagem é a chance de o funcionário escrever um horário flexível de maneira errada, seja de entrada ou saída.

Ponto digital

Com o desenvolvimento das novas tecnologias, as empresas estão utilizando novas formas de controlar os horários. O ponto digital é uma marcação da jornada de trabalho feita por meio de ferramentas tecnológicas e aplicativos digitais. Uma vantagem é não precisar de um local físico para realizar a função, e a desvantagem é a dependência de internet.

Relógio eletrônico

O REP, também conhecido como relógio eletrônico de ponto, é um equipamento capaz de controlar a jornada de trabalho de maneira automatizada. Ele funciona por meio de aproximação com um cartão magnético do funcionário.

Uma das vantagens é a pequena possibilidade de erros de digitação dos horários. E uma das desvantagens é a obrigatoriedade da utilização desse material para empresas com mais de 10 funcionários, além do alto custo de implementação.

Biometria

A biometria funciona por meio de um relógio de ponto responsável por ler as impressões digitais dos funcionários. A grande vantagem desse controle da jornada de trabalho é a segurança e versatilidade desse equipamento. Porém, uma das desvantagens ainda é o alto custo para implementação em empresas de pequeno e médio porte.

O controle de ponto de funcionários é fundamental para empresas de qualquer tamanho e segmento. É importante que os profissionais e os gestores respeitem os horários das jornadas de trabalho das pessoas. Por isso, no momento da escolha do tipo de controle, cada empresa deve levar em conta suas vantagens e desvantagens e escolher aquele que faz mais sentido para a atividade do seu negócio.

E aí, conseguiu entender um pouco mais sobre o controle de ponto de funcionários? Então continue navegando em nosso blog e leia agora mesmo o artigo “Conheça os prós e contras de usar o relógio de ponto na hora do almoço“.

Destaques

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
Sem Parar Empresas: Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
8 - Junho - 2020

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema

Trabalhar bastante, se preocupar com entregas e prazos, respeitar seus próprios limites e ainda lidar com o estresse do dia a dia — o que tu…

Receba nossa newsletter

Gestão de veículos