Como escolher um fornecedor de benefícios corporativos? Veja 7 dicas!

post_thumbnail-4404ded79a546f916251e8c93a57e740-1110x430

Você sabe como escolher um fornecedor de benefícios corporativos? Se não, agora é a hora de aprender. Afinal, esse parceiro pode ajudar a sua empresa em diferentes aspectos. Por exemplo, melhorar a gestão de pessoas, evitar prejuízos financeiros e ter total suporte nos serviços contratados.

Além, é claro, de garantir mais satisfação para a equipe e ter sucesso na retenção, que provavelmente é o mais importante. Os critérios que devem ser levados em conta são muitos, mas alguns deles se destacam e devem ser priorizados para que você realmente alcance todos esses resultados efetivamente.

Então, vamos lá? A seguir você confere uma lista completa para ter um excelente fornecedor ao seu lado e ainda oferecer os melhores benefícios a seus colaboradores!

1. Faça uma pesquisa com os funcionários

O primeiro passo para entender como escolher um fornecedor de benefícios é realizar uma pesquisa com os colaboradores. A partir do feedback colhido, será mais fácil descobrir qual é a expectativa de cada sobre os benefícios oferecidos.

Como cada organização tem necessidades específicas, é indispensável ter uma visão clara a respeito do que procurar em uma empresa parceira. Assim, a contratação será de acordo com aquilo que mais motiva a equipe, em um planejamento totalmente estratégico.

Para completar, os resultados dessa pesquisa farão com que você feche seu leque de opções. Ou seja, poderá desconsiderar fornecedores que não tenham o que é preciso e poupará muito tempo em sua busca.

2. Defina a política de benefícios

Vale-transporte, vale-alimentação e vale-refeição são benefícios básicos, que toda empresa precisa oferecer. Sendo assim, como a sua companhia pode ir além? Com a ajuda de um bom fornecedor, é claro!

Ele deve ter um portfólio completo de benefícios para que você possa definir uma política rica e interessante para os colaboradores e que atenda perfeitamente ao perfil de quem trabalha com você, informação que já estará em suas mãos após a pesquisa sugerida no item anterior.

Não se esqueça de que essa definição também deve ser favorável para a sua empresa, certo? Lembre-se de respeitar a realidade do negócio e continuar a pensar em melhorias e reajustes na medida em que ele crescer.

3. Pesquise sobre a reputação da empresa

Em seguida, será hora de pesquisar sobre a reputação de seu fornecedor parceiro. Na internet, você terá acesso rápido a uma série de dados que ajudarão em sua decisão. Um bom exemplo disso são os comentários de quem já utiliza os serviços prestados.

As redes sociais são uma fonte inesgotável de consulta, então não deixe de conferir as páginas e o conteúdo postado por lá. Em sites de busca, você encontra registros de possíveis reclamações e como problemas foram solucionados em contato com a empresa.

Verifique elogios e críticas e como é a resposta do fornecedor a ambos. Tudo isso dará uma boa ideia sobre quem você está prestes a contratar e quais as chances de ser uma experiência positiva ou apenas dor de cabeça.

4. Saiba quais os benefícios oferecidos

Procure entender mais a fundo quais são os benefícios oferecidos pela empresa. Pelo portfólio, você saberá por alto, mas é muito importante tirar as dúvidas e conferir se realmente o que está descrito atende ao que você quer.

Além disso, essa é uma forma de otimizar a mão de obra da equipe de RH, que não ficará muito tempo analisando item por item e poderá concentrar as operações em outros quesitos. Saber mais sobre os benefícios é ideal, também, para entender quanto você vai gastar na contratação.

Assim, conseguirá respeitar as finanças disponíveis e se programar para adições posteriores. É um processo um pouco mais longo, mas que vale muito a pena para fazer escolhas assertivas.

5. Verifique a credibilidade da empresa

Outro passo importante para descobrir como escolher um fornecedor de benefícios é verificar a credibilidade da empresa. Inclua aqui questões como segurança e pontualidade, porque é isso que faz com que os serviços funcionem bem.

Por exemplo, se você fornece um vale-alimentação para seus colaboradores, precisa ter a certeza de que a empresa é séria e faz a recarga dos cartões sempre dentro do previsto. E, ainda, se o cartão é seguro para utilização nos estabelecimentos credenciados e de uso prático e intuitivo.

Do contrário, a equipe toda será impactada com esses erros, algo que resulta em falta de entusiasmo e constrói uma imagem negativa do local de trabalho. A gestão terá trabalho redobrado e todo mundo sairá prejudicado. Credibilidade é tudo!

6. Considere o atendimento para ter certeza de como escolher um fornecedor

O atendimento é um ponto crucial para avaliar o fornecedor de benefícios que você pretende contratar. Na hora de vender, é fundamental ter atenção na prestatividade e na agilidade para a contratação, mas não pare por aí.

Contrato fechado e serviço iniciado, continue a cobrar um bom atendimento sempre que necessário. Eventualmente, algum impasse pode acontecer, e o fornecedor deve ter disponibilidade para atender sempre e da melhor maneira possível.

E sem qualquer demora, porque o colaborador não pode ficar sem seu benefício por causa de um atendimento ruim, concorda? Antes da contratação, verifique ainda qual é o prazo de retorno nesses casos e inclua esse quesito na hora de avaliar a reputação e a credibilidade da empresa.

7. Analise o custo-benefício como um todo

Por último, mas não menos importante, analise o custo-benefício como um todo. Acompanhe de perto todas as cláusulas contratuais e entenda quais são as taxas cobradas, para confirmar se há diferença entre o que você paga e o que você recebe.

Saiba mais sobre encargos de administração e outras cobranças que porventura sejam feitas, como é o caso de renovações automáticas, que podem sofrer reajustes. Não se esqueça de perguntar sobre possíveis aumentos ou descontos ao longo de grandes períodos de contrato.

Dessa maneira, você conseguirá ver se o custo-benefício realmente vale a pena. E poderá, enfim, fazer uma contratação de benefícios vantajosa.

Viu só como não é difícil saber como escolher um fornecedor de benefícios? Com esses critérios priorizados, você com certeza conseguirá encontrar uma empresa comprometida com a valorização de seus colaboradores.

Esse é o caso da VB, que tem tradição de mercado e é pioneira em gestão de vale-transporte, além de oferecer muitos outros benefícios e descontos para vários segmentos empresariais. Para saber mais sobre o que fazemos, siga a gente no Instagram!

Destaques

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
Sem Parar Empresas: Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
8 - Junho - 2020

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema

Trabalhar bastante, se preocupar com entregas e prazos, respeitar seus próprios limites e ainda lidar com o estresse do dia a dia — o que tu…

Receba nossa newsletter

Gestão de veículos