Confira 8 dicas de como atrair talentos para a sua empresa!

Sem Parar Empresas: Confira 8 dicas de como atrair talentos para a sua empresa!

Atrair talentos deve ser uma preocupação de todas as empresas que desejam se destacar no mercado. Isso porque os negócios são feitos por pessoas e contar com profissionais comprometidos com o desenvolvimento dele é fundamental para o sucesso empresarial.

Nesse cenário, o setor de RH tem papel fundamental, desde a promoção de contratações mais eficientes até o planejamento de ações que incentivem esses profissionais a permanecerem mais tempo na organização. Para tanto, o apoio da alta gestão é fundamental e deve contar ainda com o alinhamento dos demais líderes da empresa.

Para ajudar você a saber como atrair os melhores talentos do mercado, preparamos este artigo com 8 dicas. Acompanhe!

1. Melhore os processos seletivos da empresa

Promover contratações alinhadas com o fit cultural da empresa, além de realizar um processo seletivo que preze pelo respeito e atenção ao candidato, é fundamental para elevar a marca empregadora da companhia no mercado e, ainda, ajuda a atrair os melhores talentos.

Assim, a forma como os processos seletivos são conduzidos é capaz de impactar de forma direta a percepção dos públicos de relacionamento da empresa com relação a ela.

Além disso, a forma como a organização se comunica com os candidatos, oferecendo feedback a cada etapa do processo seletivo, reforça a ideia de que se trata de uma boa empresa para se trabalhar.

Outra maneira de aprimorar os processos seletivos é apostar no uso da tecnologia para encontrar os melhores talentos do mercado e diminuir distâncias.

A tecnologia também diminui distâncias, o que ainda colabora para a redução dos custos com os processos seletivos, tanto para candidatos quanto para a empresa.

2. Invista na capacitação de pessoal

A nova geração de trabalhadores leva em consideração outros fatores além do salário na hora de escolher uma empresa para se trabalhar. Nesse cenário, empresas que oferecem a oportunidade dos trabalhadores se desenvolveram por meio de capacitações e treinamentos, têm um importante diferencial competitivo.

Portanto, é importante que o setor de RH tenha um planejamento consistente com relação ao treinamento de pessoal, a fim de capacitar e atualizar os talentos da organização para as demandas do mercado.

Assim, as capacitações podem estar alicerçadas em um bom plano de crescimento profissional, sendo que essa estratégia é capaz de atrair e reter colaboradores na empresa, o que também representa um importante diferencial competitivo para a companhia.

Para fazer um alinhamento consistente dos trabalhos, é necessário que as capacitações sejam ministradas tanto para os novos colaboradores quanto para aqueles com mais tempo de empresa.

3. Ofereça benefícios compatíveis com os cargos

Os benefícios oferecidos pela organização são importantes ferramentas para atrair e reter talentos, colaborando ainda para que a marca empregadora da empresa se destaque no mercado.

É possível pensar em benefícios que vão além das obrigações trabalhistas, como vale-alimentação, vale-refeição, plano de saúde, auxílio-academia e, com o advento da pandemia desencadeada pela Covid-19, o trabalho híbrido e a jornada flexível também se tornaram importantes diferenciais competitivos, sendo capaz de atrair e reter os melhores talentos do mercado.

Vale lembrar que os benefícios oferecidos aos colaboradores devem ser compatíveis com o cargo em aberto, já que isso implica em atender as motivações e as necessidades de determinado perfil de profissional, que tem razões diferentes para permanecer na empresa.

Por exemplo, para um cargo de gerência, que é um perfil sênior, oferecer benefícios como auxílio-gasolina e plano de previdência privada, por exemplo, pode ser um grande diferencial para atrair e reter esses profissionais.

4. Promova o feedback constante

Promover o feedback constante ajuda a desenvolver os talentos do negócio, além de ser uma forma de ajustar processos e reconhecer um trabalho bem realizado.

Isso ajuda a manter em alta a motivação da equipe, o que melhora o clima organizacional, a comunicação e a produtividade. A soma de todos esses fatores promove melhores entregas para clientes e parceiros, além de aumentar a satisfação dos públicos de relacionamento com a marca, o que também contribui para atrair talentos.

5. Invista na qualidade de vida dos seus colaboradores

Empresas que apostam na promoção da qualidade de vida de seus trabalhadores são capazes de atrair e reter os melhores talentos do mercado.

Isso pode ser feito com o oferecimento de atividades, como ginástica laboral, oferecer a possibilidade do profissional trabalhar alguns dias da semana em home office, disponibilizar espaços para amamentação, apoio psicológico, auxílio-academia e outras ações internas que incentivem hábitos saudáveis.

6. Defina bem os papéis

Esclarecer para o profissional exatamente o que é esperado dele, além de aumentar a efetividade das contratações, colabora para que o funcionário permaneça mais tempo na organização.

Com isso, além dos processos internos acontecerem com maior fluidez, produtividade e qualidade, a marca empregadora da companhia passa a ser fortalecida, o que é fundamental para atrair e reter talentos.

7. Ofereça oportunidades de crescimento

Empresas que mantêm uma política de cargos e salários bem definida, proporcionam um crescimento não somente monetário para os seus funcionários, mas também de aprendizado, o que é fundamental para atrair e reter os melhores talentos do mercado.

8. Implemente a meritocracia

Empresas que têm planos de carreira pautados na meritocracia, ou seja, na promoção de acordo com o alcance de resultados, mantém colaboradores mais motivados e engajados com os objetivos da companhia.

Vale lembrar que o processo meritocrático deve ser justo e com regras bem claras, a fim de dar a oportunidade de todos os colaboradores alcançarem os patamares pretendidos na carreira.

Assim, sabendo exatamente o que tem de fazer e quanto tempo deve empregar nesse processo, fica muito mais fácil alcançar os resultados pretendidos.

Como vimos ao longo desta leitura, atrair talentos exige uma série de esforços das empresas, e o setor de RH é o grande responsável por coordenar todos os trabalhos. Vale lembrar que os benefícios como o ticket alimentação e refeição, além do plano de saúde, colaboram para o bem-estar e qualidade de vida dos funcionários e, por isso, são considerados pelos profissionais como diferenciais na hora de escolher uma empresa para se trabalhar.

Se você gostou deste artigo sobre como atrair talentos para a sua empresa, siga-nos no Facebook, Instagram e LikedIn para acompanhar mais conteúdos como este!

 

Destaques

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
Sem Parar Empresas: Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
8 - Junho - 2020

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema

Trabalhar bastante, se preocupar com entregas e prazos, respeitar seus próprios limites e ainda lidar com o estresse do dia a dia — o que tu…

Receba nossa newsletter

Gestão de veículos